Calcas academia legging fitness

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Você é o que come - Os efeitos da alimentação na estética corporal

A indústria cosmética enfatiza cada vez mais a importância de tratar da pele, dos cabelos e da saúde de dentro para fora


Que a má alimentação atrapalha todos os esforços para ter pele e cabelos mais bonitos não é novidade. O lançamento de produtos com adição de nutrientes que prometem dar uma forcinha aos cuidados cosméticos, como pão de sanduíche com adição de colágeno e as balas com poder antioxidante, reacende a discussão sobre a necessidade de tratar da beleza de dentro para fora.

A louca rotina a que as mulheres se submetem é refletida diretamente na qualidade e também na quantidade do que é posto no prato. Isso quando sobra tempo de abrir mão dos fast-foods e sentar à mesa para uma refeição completa.

Uma dieta desregrada, recheada de alimentos industrializados, deixa o organismo com grande deficiência de vitaminas, minerais e fibras. Segundo a nutricionista Jeanne Gamboa, esse comportamento tem uma influência direta na saúde e na beleza.

– Assim, a pele fica opaca, o olhar perde o brilho, e os cabelos e as unhas tornam-se quebradiços - explica.

Fadiga, mau humor, irritabilidade, prisão de ventre ou diarreia são outras consequências do excesso de junk food – não há beleza que resista a estes transtornos, claro.

– Além disso, podem surgir alguns quilos a mais, complicando o quadro – alerta Jeanne.
Os grandes vilões para a pele e os cabelos são as gorduras e os doces, pobres em vitaminas, fibras e minerais. Já os grãos integrais, as frutas e os vegetais são essenciais para a manutenção da beleza. Eles protegem e recuperam o organismo da ação dos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento.

A nutricionista ressalta a importância do trio de vitaminas A, C e E (ver quadro), campeãs no quesito poder antioxidante. Além disso, as três facilitam a absorção do colágeno, fundamental para a firmeza da pele e para o brilho e a saúde de unhas e cabelos.

VITAMINA A

Ajuda na renovação celular, estimula o sistema imunológico e mantém pele e cabelos saudáveis. É encontrada na maioria das frutas, especialmente melão e kiwi, e também brócolis e sementes de abóbora.

VITAMINA C

É uma das mais relevantes para a beleza. Funciona como antioxidante, ou seja, protege as células do efeito do excesso de radicais livres. Produzidos por fatores como poluição, fumo e estresse, os radicais livres danificam as células, acelerando o processo de envelhecimento, e contribuem para o desenvolvimento de doenças cardíacas e câncer. Laranja, kiwi e morango são ricos nesta vitamina.

VITAMINA E

Também tem ação antioxidante. Age na formação dos glóbulos vermelhos e previne rugas. Pode ser encontrada em banana, maçã, kiwi, amêndoa, amendoim, castanha-do-pará, castanha-de-caju e semente de girassol.

FONTE: Jornal Zero Hora

Nenhum comentário: