O inverno é uma estação em que as pessoas costumam reforçar a alimentação, cedendo a tentações calóricas como founde, doces e até mesmo a tradicional feijoada.
Apesar de saborosas, essas opções inspiram cuidados, pois favorecem o aumento de peso e do colesterol ruim (LDL).
As sopas, quando elaboradas com legumes, grãos e azeite extra-virgem, podem fortalecer o organismo e prevenir doenças. "É importante ressaltar que os legumes têm baixos índices de calorias, são ricos em fibras e facilitam a digestão. Já os grãos possuem, em sua composição nutricional, alta participação de gordura monoinsaturada, a chamada gordura boa, além de eletrólitos como zinco e selênio, que são importantes antioxidantes", afirma o médico.
Já as leguminosas como feijão, lentilha e ervilha possuem ferro e fibras.
O cardiologista e nutrólogo do HCor destaca a função de alguns ingredientes que podem tornar a sopa saborosa e saudável:
Legumes (cenoura, batata , cebola, alho) - ricos em fibras solúveis, vitaminas, minerais e antioxidantes. Alguns são mais ricos em potássio, outros em ferro ou em cálcio
Verduras (couve, escarola, espinafre) - ricos em fibras solúveis
Grãos (feijão, lentilha, ervilha) - ricos em fibras solúveis, selênio e ferro
Azeite extra-virgem - rico em antioxidantes e em gordura monoinsaturada. Esses dois ingredientes ajudam a prevenir o endurecimento das artérias, ou seja, a reduzir o colesterol total e o LDL (mau colesterol), além de manter o nível de colesterol HDL (bom colesterol).
O problema pra quem treina é que a sopa fica pobrinha em proteinas né?
O jeito é incrementar com frango, carne, proteina de soja..Até mesmo com alga marinha.
Como assim? isso mesmo, vc pega o prato, pica a alga e joga a sopa quentinha por cima. A alga vai amolecer e você manda pra dentro, rsrsrs Fica meio salgadinho, é diferente, estranho, mas até que é bom,rs
Nossos músculos agradecem!
Nenhum comentário:
Postar um comentário