Calcas academia legging fitness

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Acordando com mais energia


Com o stress do dia-a-dia, causado entre outros fatores pelas longas jornadas de trabalho, fica cada vez mais difícil desfrutar das 8 horas de sono recomendadas pelos especialistas e, mais complexo ainda, acordar com energia e disposição para uma nova jornada de compromissos e afazeres.

Para o Dr. Alberto Ogata, médico e Presidente da Associação Brasileira de Qualidade de Vida (ABQV), despertar é um processo mais complexo que simplesmente desligar o despertador e se levantar. O ato de acordar, segundo ele, envolve inúmeros processos físicos e bioquímicos no organismo, que vão ocorrendo gradualmente. "Por isso, é importante darmos um tempo para o nosso corpo realizar todas estas mudanças".

Confira outras dicas para acordar com energia:

. Como já dizia o pesquisador americano Jon Kabat Zinn, para acordar com energia é imprescindível termos consciência do momento presente e realizar as atividades de maneira gradual;
. Nada de fazer as atividades de maneira automática, pensando em mil coisas simultaneamente e sempre tentando antecipar o que ocorrerá daqui a algum tempo. Atitudes como essas geram cansaço e stress.
. Começar o dia sem um bom café da manhã é como ligar o carro sem gasolina. Uma alimentação equilibrada pela manhã dá mais energia, melhora a memória e ajuda a controlar o peso. Assim, não haverá necessidade de suplementos alimentares ou complexos vitamínicos.
. Realizar atividade física, principalmente pela manhã, ajuda a estimular o corpo e a mente para um dia produtivo. Para quem não tem muito tempo, caminhar um pouco (pode ser até o ponto de ônibus, à estação do metrô ou no estacionamento do trabalho) ajuda a ativar a circulação sanguínea, movimentar os músculos e as articulações e arejar a mente. Para quem puder ir um pouco mais longe, realizar atividades aeróbicas (andar de bicicleta, caminhar ou correr), associadas a exercícios musculares e ao alongamento, é a melhor receita para uma vida saudável.

2 comentários:

Anônimo disse...

Excelente post, levantar nesse frio que anda fazendo, ainda mais aqui no Sul é muito difícil. Foi bom ter lido este post, um bom café da manhã depois de um banho quente pode ajudar!

Thais disse...

O problema mesmo é saber o que comer pra dar animo pra malhar as 6h da matina. Tá complicado... Ainda mais quando se acorda e ainda tem uma baita lua te olhando rsrsr