Calcas academia legging fitness

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Suplementos X Articulações

A Glucosamina e a Condroitina são substâncias naturais utilizadas mundialmente para combater doenças como a osteoartrose devido a seus efeitos biológicos sobre a cartilagem articular, promovendo aumento da síntese da matriz cartilaginosa, aumento da produção de ácido hialurônico pelos sinoviócitos e inibindo enzimas responsáveis pela degradação da cartilagem. Ou seja, são excelentes para fortalecer as cartilagens e evitar a degradação excessiva das mesmas.

Doenças como a osteoartrite e osteoartrose são crônicas às articulações e levam a uma incapacidade funcional progressiva. Elas não são necessariamente derivadas da velhice, porém uma vez instalada, tendem a progredir negativamente com a idade. A osteoartrite acontece devido a uma perda da capacidade funcional das articulações e avança com sintomas como dor constante e mal-estar. Algumas pessoas tendem a fazer tratamento com aspirinas e anti-inflamatórios, o que gera um resultado apenas temporário, pois a dor é simplesmente maquiada e não resolve o problema. O uso de Glucosamina e Condroitina pode trazer excelentes resultados aos usuários que são ativos em atividades como o exercício resistido.

A Glucosamina, conhecida pelo nome científico de N-acetil-glucosamina é um composto derivado do metabolismo da glicose e é importantíssimo para as articulações e a cartilagem. Ela auxilia na produção de líquido sinovial, um importante lubrificante articular e também auxilia na produção de proteoglicans, que são moléculas absorventes de impacto e choque encontradas na cartilagem.

Já as Condroitinas são formadas basicamente por unidades dissacarídeas repetitivas de ácido glucurônico. São derivados da glucosamina e tem como função principal reforçar a flexibilidade de todos os tecidos finos conjuntivos do corpo.

No mercado dos suplementos existem vários produtos desta linha que promovem a melhora das cartilagens e articulações e neles além dessas duas substâncias benéficas a saúde e estão também nutrientes adicionais, como é o caso da cartilagem de tubarão, que se considerada seca e inalterada, é composta por 41% de cinza, 39% de proteínas, 12% de carboidratos complexos, 7% de água, menos de 1% de fibra e 0,3% de gordura. A cinza está composta na proporção de cerca de 55 a 60% de cálcio e fósforo na proporção de duas partes de cálcio por uma de fósforo. Os altos índices desses compostos resultam na calcificação da cartilagem, em especial a da coluna vertebral, excelentes para o pessoal da musculação que agacha com cargas pesadas e treina com intensidades altíssimas.

Os suplementos para as articulações também são compostos por gelatina hidrolisada – rica em colágeno – que é a base do tecido fino conectivo encontrada em ossos, dentes, pele, discos vertebrais, paredes capilares e cartilagens.

Outro composto interessante adicionado às fórmulas desses suplementos é a Vitamina C (Ácido Ascórbico), um poderosíssimo antioxidante que é essencial para a produção endógena de colágeno e reconstrução dos tecidos finos conjuntivos do corpo.

A posologia indicada em grande parte dos estudos realizados com sucesso está na composição de 1500mg de Glucosamina e 1200mg de Condroitina e é recomendada a utilização em uma só dose do composto na refeição que antecede o treino. Conforme puderam conferir, podemos conseguir excelentes resultados com o uso deste produto, mas cuidado com alguns produtos da linha que ofereçam como posologia, doses inferiores à mínima recomendada.

Como todos já sabem, mas nunca é demais salientar, a individualidade biológica é uma vertente que nunca deve ser ignorada. O artigo serve como um informativo e não como prescrição.

2 comentários:

bodynet disse...

Keu minha amiga muito boa sua postagem gosto de fazer agachamento e com certeza vou procurar tomar essa suplementação até por que não conhecia essa vitamina valeu mesmo
Um grande abraço

Norma Cavalcante disse...

Excelente matéria principalemnte prá mim que estou agora às voltas com problema nas articulações e sem treinar, valeu Keu...!!