Calcas academia legging fitness

sábado, 10 de abril de 2010

Colostro bovino e sua importância

 
por Dra. Valéria Paschoal

O colostro é o primeiro leite produzido pelos mamíferos após o parto. Ele é muito importante no sistema imune protegendo o recém nascido contra doenças. Fatores similares para a melhora do sistema imune são encontrados no suplemento de colostro bovino.


Um importante fator de crescimento encontrado no colostro é o IGF-1. O colostro dos bovinos contém a maior concentração natural de IGF-1. O IGF-1 é um hormônio homólogo à insulina, denominado assim “insulin-like growth factor”. Além da semelhança estrutural com a insulina, são considerados hormônios anabólicos por aumentarem a captação de glicose e aminoácidos pelas fibras musculares. Atua também como mediador do hormônio do crescimento (GH) promovendo a mitose dos condroblastos, fibroblastos e mioblastos e hipertrofia dos miócitos, o que acarreta portanto, o crescimento ósseo e muscular do organismo. Os níveis plasmáticos de IGF-1 aumentados pode acarretar um maior oxidação de gordura, verificados pelo aumento da circulação de ácidos graxos livres.

Isto pode ajudar a melhorar o crescimento da massa muscular em atletas. Em um estudo com os membros do Time Finlandês Olímpico de Ski, aqueles que foram suplementados com colostro apresentaram metade dos níveis de creatina quinase sanguínea comparado aos atletas que ingeriram placebo (ANDERSON, 1994). O grupo ingeriu o suplemento com colostro também sentiram melhora da performance.

O IGF-1 componente do colostro pode ajudar a tratar condições onde a absorção do alimento é reduzida ou onde se desenvolve hipersensibilidade. Ele cicatriza o revestimento intestinal e melhora a absorção dos macronutrientes pela manutenção da mucosa intestinal intacta, aumentando a absorção de vitaminas e minerais responsáveis pelo aumento da imunidade em atletas (BAUMRUCKER et al, 1994).

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1. ANDERSON O. bioenervifloods finland, but can it really cut recuperation times? Running Research News, Jan-Feb, p.11, 1994.
2. BAUMRUCKER C, et al. Effects of dietary recombinant humam insulin-like growth factor I on concentration of hormones and growth factors in the blood of newborn calves. J. Endocrinol., 140(1):15-21, 1994.
 
Dados do Colaborador: Dra. Valéria Paschoal , Diretora da VP Consultoria Nutricional, Vice Presidente do Centro Brasileiro de Nutrição Funcional, Mestre pela UNIFESP-EPM.
Fonte: http://www.vponline.com.br 


SUPLEMENTOS COM COLOSTRO BOVINO
MUSCLE MILK, CYTOSPORT E MASS MILK, UNIVERSAL NUTRITION

Nenhum comentário: