Calcas academia legging fitness

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Suplementação X Novas regras ANVISA: e agora?

Nutrição esportiva: sem fiscalização da Anvisa, novas regras não vão inibir comércio informal de produtos

Esta é a opinião de Malu Bastos, nutricionista da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres (ABIAD), a respeito das novas regras (Consulta Pública 60) para o segmento de nutrição esportiva que serão discutidas e consolidadas nos dias 8 e 9 de outubro, em reunião de entidades representativas do setor com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em seu auditório em Brasília.

Ainda de acordo com Malu, os fabricantes são os maiores interessados em uma nova regulamentação para a venda de suplementos para praticantes de atividades físicas. “Se acatadas, as sugestões encaminhadas pela ABIAD seriam positivas para o setor porque só permaneceriam no mercado as empresas idôneas, que têm compromisso com a qualidade do produto e com a saúde dos consumidores, dentro do conceito de combinar inovação e segurança alimentar”, ressalta.

Malu esclarece que, as mudanças propostas pela Anvisa restringiriam o consumo desses produtos apenas aos atletas, o que traria algumas consequências: o mercado ficaria extremamente reduzido (com perda de empregos de forma imediata) e seria aumentado, e muito, o espaço para a venda informal desses produtos - via sacoleiros ou contrabandistas -, longe dos olhares da Vigilância Sanitária, ao invés de se levar a educação e informação sobre o correto consumo dos alimentos atualmente oferecidos.

“Se o objetivo da Anvisa com as novas regras propostas é inibir o mercado informal desses produtos, a medida terá efeito contrário. A venda de produtos contrabandeados, de origem e composição incertas, só vai cessar com uma rígida fiscalização por parte da agência”, reforça e conclui Malu.



Minha opinião

Meninas, isso não tem cabimento. Enquanto lá fora a lei evolui, aqui retrocede. Fiscalizar as empresas porque existe muita porcaria sendo produzida é necessário mesmo, sem dúvida alguma, mas limitar a venda somente a atletas?

Atleta diz respeito a quem treina com o objetivo de competir. Imagina o que vai virar isso? A pessoa pode querer ter corpo de atleta ou pelo menos parecido, mas necessariamente não competir.

Imagine precisar só comprar com receita! Pior ainda que nem todos nutricionistas estão por dentro da nutrição esportiva. Muitos deles consideram suplementos lixos porque ignoram e não conhecem suas propridades.

Imagina a pessoa também que ja foi a um nutricionista bom, aprendeu com ele, sabe o que é bom tomar e que faz bem para seu corpo. Pra comprar novos suplementos terá sempre que voltar neste nutricionista?  Isso não tem cabimento. Suplemento não é droga!

Por que não fiscalizam melhor a fronteira? Por que não pegam a galera que vende bomba a doidado? traficantes que trazem armas, cocaína, balinha de rave, dentre outras coisas?

O negócio está feio mesmo! Existe muitas lojas físicas e virtuais? Imagine só o que isso iria virar, quantas pessoas perderiam seus empregos?

É o cúmulo!
____________________________________________

Caso esteja em Brasilia, compareça!

Nutrição Esportiva - Reunião de consolidação de propostas de novas regras
Data: 8 de outubro (das 9 às 17h00) e 9 de outubro (das 9 às 16h00)
Local: Auditório da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)
SIA Trecho 5, Área Especial 57, Bloco E, Brasília-DF

Um comentário:

Tati disse...

Trika, concordo totalmente com vc! A ANVISA é uma piada!

Quer dizer que se ao invés de comer o cheseburguer cheio de gordura trans e a coca-cola do bar da esquina eu optar por comer uma barrinha ou um shake de proteínas eu vou precisar de receita pra isso? Me poupe, né?

O governo quer mais é que a gente se alimente mal mesmo! Eu ando de metrô diariamente e reparo q pelo menos 70 a 80%% das pessoas estão visivelmente acima do peso. Fora as que estão até magras mas a barriga saliente denuncia que comem mal...

E aí a ANVISA fica inventando essa papagaiada. Fico revoltada :/

Bjo!
Tati