Calcas academia legging fitness

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Não espere a sede! Líquidos potencializam seu desempenho


Não espere sentir sede! Consumindo líquidos adequadamente, antes, durante e depois de uma atividade física, você estará potencializando seu desempenho, protegendo a saúde e garantindo o bem-estar.
O corpo humano é basicamente água: 60% do nosso peso. Ao nos exerc itar a temperatura aumenta rapidamente e suamos para eliminar o calor. Perdemos líquidos e sais minerais como sódio e potássio, fundamentais para o bom funcionamento do organismo, que fica desidratado se não houver reposição.

A adição de quantias de carboidratos e/ou eletrolítica para uma solução de reposição hídrica é recomendada para atividades de longa duração, ou seja, maiores que 1 hora, desde que não afete a entrada de água ao organismo.

A desidratação reduz o volume de sangue, causa fadiga precoce e altera a freqüência cardíaca, já que o esforço é grande para que o organismo mantenha o suprimento sangüíneo dos músculos ativos e dos órgãos vitais. Isso aumenta o risco do surgimento de doenças provocadas pelo calor, afeta a força muscular, desencadeia cãibras e hipertermia e prejudica o desempenho e a recuperação.

A hidratação adequada corresponde às 24 horas que antecedem a atividade. Especialmente durante o período que inclua a refeição antes do evento. É recomendado um mínimo de 500 ml de líquido duas horas antes do exercício para promover a hidratação adequada

A sede não é um indicador das necessidades hídricas, mas quando ela aparece é porque nosso organismo está 2% a menos de líquido do peso corporal.Os sinais da desidratação incluem: dor de cabeça, fraqueza, fadiga, vertigem irritabilidade e câimbras musculares.




Fontes de consulta: GSSI, GEASE

Nenhum comentário: