Calcas academia legging fitness

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Musculação não causa varizes


Especialista da USP responde todas as suas dúvidas


Confira abaixo!

As feias e incômodas veias doentes nas pernas - as varizes - atormentam a maioria das mulheres e uma boa parte da população masculina. E muita gente tem dúvidas sobre as causas e efeitos deste problema. Confira a resposta para as mais comuns delas, dadas pelo especialista Kasuo Miyake, Doutor em Cirurgia pela USP:

"As varizes são um problema genético" - Verdade. Se a sua mãe ou o seu pai tem varizes, são maiores as chances de que você venha a sofrer com o problema.

"A musculação causa varizes" - Mito. Todos os tipos de exercício físico estimulam a circulação do sangue e, com isso, previnem o aparecimento de veias doentes. Ao contrário, o que causa varizes é o sedentarismo e o ficar parado, sentado ou em pé, por muito tempo.

"A cirurgia de varizes é de alto risco" - Mito. Muita gente teme a intervenção cirúrgica, mas o procedimento está cada vez mais seguro. A retirada de cada veia doente é feita com um pequeno orifício, de apenas 1 mm, e a anestesia é controlada por equipamentos, que monitoram o sono do paciente.

"Ao retirar as veias com a cirurgia, terei a circulação do sangue prejudicada" - Mito. Pelo contrário: ao retirar as veias doentes, que estavam direcionando o sangue para o sentido errado, a circulação melhorará.

"A depilação e o cruzar de pernas causam varizes" - Mito. Os dois fatores não interferem em nada no aparecimento de veias doentes.

"Meias elásticas ajudam na circulação" - Verdade, mas nem sempre. As meias elásticas podem aliviar as dores nas pernas e facilitar a circulação do sangue se forem apropriadas para a sua perna. O ideal é que a meia fique apertada na região do tornozelo, jamais na área dos joelhos. Caso contrário, ela será prejudicial.

"As mulheres têm mais varizes do que homens" - Verdade. Alguns estudos dizem que as mulheres costumam ter de duas a três vezes mais varizes do que homens. Elas identificam o problema mais facilmente, por depilar as pernas e deixá-las à mostra.

"A gravidez provoca varizes" - Verdade. Por conta da alteração hormonal, a gravidez é um dos principais causadores de varizes (os outros são: ingestão de hormônios femininos, seja por reposição ou por anticoncepcionais; genética; ficar muito tempo em pé ou sentado; e excesso de peso).

"As varizes podem levar à trombose" - Verdade. Se a circulação do sangue ficar muito prejudicada por conta das varizes, existe o risco de formação de coágulos, que levam à Trombose Venosa Profunda (TVP).

"Anticoncepcional causa varizes" - Verdade. Geralmente sim, porque provoca alteração hormonal, uma das principais causas das veias doentes.

"Salto alto causa varizes" - Mito. Um recente estudo do cirurgião João Potério Filho, da Unicamp, afirma que o salto alto beneficia a circulação e evita o aparecimento de varizes. De qualquer forma, é importante lembrar que o salto, quando usado diariamente por muitos anos, pode dificultar o trabalho da "batata da perna", que ajuda no bombeamento do sangue nas pernas. Por isso, é importante alongar as panturrilhas antes e depois de usar o salto.

"A alimentação influencia na formação de varizes" - Verdade, mas indiretamente. Uma alimentação equilibrada ajuda na manutenção de um peso adequado, o que, por sua vez, diminui as chances de desenvolvimento de veias doentes nas pernas.

"Cremes melhoram o problema" - Mito. Não há comprovação científica de que cremes eliminem varizes e nada indica que possam refazer as paredes de uma veia danificada. È perda de dinheiro na certa.

"Viagens muito longas criam o ambiente propício para a formação de varizes" - Verdade. Em trajetos longos de avião ou ônibus, por exemplo, nossas pernas costumam ficar muito tempo paradas na mesma posição e comprimidas, aumentando a dificuldade do sangue da perna em retornar ao coração e dando condições para a formação de varizes ou de coágulos no sangue (que por sua vez podem causar TVP ou embolia pulmonar). A dica é se hidratar bastante e mexer as pernas, com pequenas caminhadas ou o movimento de "sobe e desce" com o tornozelo e os pés.

Um comentário:

Rita Cicero disse...

Olha, eu não acredito que seja mito não. Digo por experiencia própria. Tenho tendencia a varizes, e sempre q fiz musculação (de todas as vezes q ia e voltava da academia) elas apareciam. Tvz não sejam nem varizes, mas elas ficam mais aparentes. É só reparar nos fisiculturistas e naquele monte de veia aparente que eles tem.
Mas é aquilo, Prefiro ter veias "aparentes" e pernas saradas, do que pernas feias lisinhas. Nada que umas sessões de esclerose não resolvam :)