Calcas academia legging fitness

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Alimentação saudável mantém a vitalidade da pele



Escolher os alimentos adequados ajuda a garantir pele saudável por mais tempo, explica médica nutróloga Para manter uma pele saudável e bonita, são necessários alguns cuidados básicos, como o uso de cremes e tratamentos estéticos. No entanto, aliar a esses tratamentos uma alimentação equilibrada contribui, e muito, para alcançar a vitalidade e o brilho da pele.


Quem garante é a médica nutróloga Maria Socorro Giorelli, diretora da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN). “Beber 2 a 3 litros de água todos os dias e manter uma dieta balanceada usando todos os grupos alimentares é meio caminho para ter uma pele bonita”, explica a especialista. Ela destaca que a escolha de alimentos ricos em carboidratos complexos, proteínas, vitaminas, fibras e gorduras monossaturadas e polissaturadas ajudam na manutenção dos cuidados. “Podemos encontrar esses nutrientes nas frutas, nos grãos, nos peixes, nas castanhas, nos legumes e nas verduras”, aponta a médica nutróloga. Incluir em média quatro porções de frutas e três de vegetais diariamente na dieta também ajuda a manter a pele mais saudável.


Gordura e açúcar, os inimigos da pele saudável


Por outro lado, alguns alimentos devem ser evitados, como é o caso de doces, refrigerantes, massas e gordura trans, que contribuem para o aumento da oleosidade e o surgimento de cravos e acnes. “Também é preciso restringir comidas gordurosas, chocolates e doces, pois a gordura e o açúcar deixam a pele oleosa”, adverte a médica nutróloga. Ela alerta que esses problemas podem ter diversas causas, mas que, com boa alimentação associada a um estilo de vida saudável, isso pode ser amenizado. Ainda assim, é possível manter a pele saudável e jovem por mais tempo. “É fundamental equilibrar a alimentação, fazer exercícios físicos ao ar livre, usar filtro solar, tonificar e limpar a pele pelo menos duas vezes ao dia e evitar alimentos gordurosos e industrializados. Além disso, é importante evitar as bebidas alcoólicas e o cigarro”, completa a doutora Socorro Giorelli.

Nenhum comentário: