Calcas academia legging fitness

domingo, 30 de agosto de 2009

Melhorando a imunidade com alimentos saudaveis

Alimentando-se bem, de modo saudável, garantimos uma imunidade à prova de fogo. Assim fica bem mais dificil de contrairmos uma doença e ter de parar nos treinos.

Adotar praticas de alimentação e de vida saudável é mais uma recomendação que pode ajudar no combate à contaminação pela gripe suína, provocada pelo vírus influenza A do tipo H1N1. Além de adotar medidas como evitar ambientes fechados, tossir e espirar com o auxilio de um lenço descartável e lavar as mãos, é importante manter o organismo saudável por meio de alimentação adequada, prática de atividade física e sono regular.

De acordo com Bruna Iasi, nutricionista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, com uma boa imunidade, o risco de contrair a gripe suína é menor, e uma vez que ela for contraída o nível de mortalidade é reduzido. “Uma alimentação balanceada, colorida e rica em alguns micronutrientes específicos pode prevenir infecções, pois ajuda a fortalecer a barreira de defesa do organismo”, explica a nutricionista.

O sistema imunológico protege o organismo combatendo microorganismos invasores, que podem levar ao desenvolvimento de doenças e de complicações do vírus da gripe A. “Uma alimentação balanceada é essencial na prevenção de qualquer quadro infeccioso. Logicamente será também importante no desenvolvimento de quadros mais leves de gripe”, afirma Artur Timerman, infectologista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos.

Nutrientes que melhoram a imunidade:

- Gorduras ¨boas¨ - Alguns ácidos graxos insaturados têm o poder de melhorar a resposta imunológica quando associado a uma alimentação balanceada. Podemos destacar os Ômega 3 e 6, que têm como principal função a regulação de algumas células imunológicas. Esses nutrientes estão em peixes e castanhas, como as nozes, castanha do Pará e caju.
- Carotenóides – Encontrados principalmente em vegetais e frutas de cores amarela, laranja e vermelhas. Ativam o sistema imunológico, logo melhoram a defesa do organismo.
- Vitamina E - Encontrado em alguns óleos vegetais como óleo de milho, soja e no azeite de oliva. Quando ingeridos, melhoram a resposta imunológica e também é considerado um antioxidante.
- Vitamina C – Tem ação antioxidante e melhora os efeitos da vitamina E, regenerando suas fórmulas de ação quando ocorrem formações de radicais livres. Têm efeitos benéficos principalmente em infecções respiratórias e nas gripes. Fontes: laranja, acerola, limão, abacaxi, mexerica, entre outras frutas ácidas.
- Zinco: tem grande participação no sistema imune, por isso a deficiência dele leva ao aumento de infecções orportunistas. Fontes: ostras, carnes vermelhas, aves, mariscos e nozes.
- Probióticos: são bactérias benéficas contidas no iogurte, leite fermentado ou vendidas na forma de suplementos, que reforçam o sistema imune.

Nenhum comentário: