Calcas academia legging fitness

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Semente de linhaça e seus benefícios



No tamanho, ela é bem pequenina, mas quando se trata de saúde, a lista de nu
trientes da linhaça é grande. Além disso, a sementinha dourada e pontiaguda tem uma fama alta no combate ao câncer, além de auxiliar na perda de peso e na redução das taxas de açúcar no sangue.

Com sabor semelhante ao da castanha, a linhaça pode ser considerada como uma verdadeira “semente dos deuses” nas palavras da nutricionista Viviah de Andrade. Segundo a especialista, a sementinha do linho é rica em ômega 3 e 6, além de ser fonte de proteínas, vitaminas do complexo B, A e E e seus dez sais minerais: potássio, sódio, magnésio, fósforo, ferro, cobre, zinco, manganês, selênio e cromo. Isso sem falar nas poderosas fibras, tanto solúveis quanto insolúveis, essenciais para o bom
funcionamento do intestino.

De acordo com Viviah, associadas às fibras estão as ligninas, estruturas cujas funções, semelhantes às da soja, possuem ação anti-estrogênica e, ao mesmo tempo, fraca ação estrogênica, o que a torna numa grande aliada no combate ao câncer. Além disso, a nutricionista afirma que a alta concentração de fibras diminui a absorção de glicose, colesterol e das toxinas que circulam pelo organismo, bem como promove a sensação de saciedade, o que torna a semente num ótimo auxílio nas dietas daqueles que desejam perder peso.

Mas os benefícios da linhaça não param por aí. Além de proteger o coração, a poderosa ajuda no combate ao envelhecimento precoce, devido à ação antioxidante da vitamina E e do selênio. E não é só isso. Ainda de acordo com a nutricionista Vivah de Andrade, os óleos essenciais ômega atuam na prevenção de doenças degenerativas, como a arteriosclerose.

* Não há diferença entre a linhaça dourada e a marrom. Elas diferem apenas na forma de cultivo.
* Recomenda-se 1 colher de sopa cheia das sementes, podendo ser moídas ou adicionadas em sopas, sucos, sobremesas e no preparo de bolos, pães, biscoitos etc.

As sementes contêm 39% de óleo

Na sua composição, sendo que a maior parte de ômega-3 e ômega-6, conhecidos por ajudar a prevenir problemas cardiovasculares e ter efeitos benéficos contra a arteriosclerose causada por aumento do colesterol.

Apesar desta quantidade de óleo, muito pouco é do tipo saturado. Mais de 70% é de polinsaturados sendo que a maior parte é de ômega-3 e ômega-6, tipos de gorduras que não são produzidas pelo corpo e precisam ser consumidas pela alimentação.

A semente de linhaça moída tem mais benefícios nutricionais que a semente inteira. C
omo
ela é muito dura, acaba não sendo digerida corretamente e pode passar direto pelo organismo, reduzindo suas vantagens nutricionais, mas é muito fácil quebrar as sementes.

Quando moída ou quebrada, a semente pode oxidar rapidamente por causa de sua gordura.

Assim, é melhor moê-la quando for utilizar, ou então, ela deve ser guardada em refrigerador, e deixada fora da luz direta.


4 bons motivos para consumir o grão

1. dá um up na beleza
Já está comprovado que em situações de estresse prolongado e exposição excessiva ao sol, entre outros fatores, produzimos radicais livres que danificam as células e aceleram o envelhecimento. E não é que a linhaça ajuda a combater esse processo? “Como é fonte de ômega-3, tem uma importante ação antioxidante, neutralizando esses efeitos prejudiciais, além de fortalecer as unhas e evitar a queda dos cabelos”, destaca Roseli. “Ela também beneficia a circulação, tem ação antiinflamatória e ameniza a retenção de líquidos e a celulite”, complementa. De olho nesses benefícios, a indústria cosmética tem usado a semente na formulaçã
o de diversos produtos. “Por ser um ativo exfoliante, que faz uma limpeza profunda da derme, revitalizando-a, empregamos a linhaça em nossos sabonetes”, conta Cristiane Calvo, gerente de desenvolvimento de óleos, sabonetes e perfumaria da Natura (SP).

2. energia para malhar
Sim, o cereal também é superindicado para quem treina, já que melhora o rendimento durante a prática esportiva e retarda a fadiga. “Isso porque favorece o aumento do metabolismo e a eficácia na produção de energia. Na prática, os músculos se recuperam com mais facilidade”, diz Márcia Dal Medico. Devido a suas propriedades antioxidantes e antiinflamatórias, pesquisadores acreditam que suplementos de óleo de linhaça ajudam a reduzir as dores musculares depois da ginástica, além de colaborar na recuperação de lesões e hematomas mais rapidame
nte.

3. corpo e mente turbinados
Considerado uma das principais fontes de fitosteróis, bioflavonóides e ômega-3, esse alimento melhora a imunidade e evita a formação de placas de gordura nas artérias, reduzindo assim o risco de doenças cardiovasculares. Tem mais: auxilia o tratamento de artrite reumatóide, remove o excesso de sódio dos rins, diminuindo a retenção hídrica, mantém equilibrados os níveis de glicemia, regula o trânsito intestinal e atua no tratamento da depressão. “A linhaça reduz ainda os sintomas da tensão pré-menstrual e da menopausa”, arremata Jocelem Salgado, presidente da Sociedade Brasileira de Alimentos Funcionais (SP).

4. menos fome
A quantidade de fibras presente na semente — cerca de 4 vezes mais do que na aveia — promove e prolonga a saciedade e contribui para que os nutrientes entrem mais lentamente na corrente sanguínea. “Isso faz com que a insulina não aumente rapidamente no sangue, o que estimularia o acúmulo de gordurinhas”, esclarece Roseli Rossi. Estudos mostram també
m que a suplementação feita com o óleo alivia constipações associadas a menus pobres em carboidratos e ricos em proteínas.


O produto ao lado, Flaxseed Oil, da Sundown apresenta oleo de linhaça em capsulas e é ideal para mulheres que buscam praticidade.
Está disponível na loja virtual www.mundototal.com.br e leitoras deste BLOG ganham vales descontos. Basta solicitar antes da compra!

Fontes: Corpo a Corpo/ Marcia Peltier Blog/

Nenhum comentário: